quarta-feira, 10 de março de 2010

A MATANÇA DO PORCO

É uma tradição enraizada na nossa população, mas tal como muitas outras tradições tem vindo a decrescer de dia para dia.
A matança do porco é uma azáfama que envolve sempre amigos e familiares para ajudar. Sendo uma tradição, não deixa de ser um acto violento, e é por isso mesmo, com respeito aos animais e aos visitantes deste blog que não publico algumas fotos que poderão ferir algumas sensibilidades.
Mas a vida é assim mesmo e o nascimento e a morte são actos violentos.
Adiante...
O produto final, ou seja a carne obtida do animal é abissalmente diferente em textura e sabor daquela carne de produção industrial que compramos nos talhos. Estes animais criados com produtos naturais fazem toda a diferença

Chamuscar o porco, que consiste na retirada da pilosidade cerdosa e da primeira camada da derme, das unhas, do focinho e das orelhas.



O inicio da desmancha que obedece a cortes precisos para aproveitamento de todo o animal.

Chambaril colocado nas patas traseiras para pendurar o animal a escorrer, da lavagem e do resto do sangue e para a preparação da desmancha.


A "suã", a parte que envolve a barriga e o peito do porco, já sem pele que será a carne utilizada para uns torresmos de excelência.
A análise das víceras que atestam a boa saúde do animal.

A carne de porco está quente e só no dia seguinte se fazem os torresmos, mas para o dia uma chanfana cozinhada em forno de lenha é a ementa para os familiares e amigos.

Olhem só para este aspecto...

Entretanto, no próprio dia é preciso fazer as chouriças de sangue...este aspecto é assim, até levarem com água quente para não se estragarem adquirindo uma cor escura. Depois são postas no fumeiro a secar.

No dia seguinte, corta-se a carne para preparar as chouriças de carne...e almoçam-se os torresmos e o arroz de fressura....


Os torresmos....

Devo confessar que foi uma bela dieta...
Texto e imagens retiradas do blog "Penedos de Gois"

2 comentários:

  1. boa noite, tudo bem,o
    Texto e imagens foram retiradas do blog "Penedos de Gois, mas são do blog do amigo António do
    http://rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt/
    boa noite e obrigado por ir "blogando"
    O Penedo

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite!
    Obrigado pela correcção, mas como o tirei dos penedos de Góis, não reparei na outra fonte.
    Eugenia Cruz

    ResponderEliminar