domingo, 11 de abril de 2010

AS BOAS FESTA "CORTERREDOR"

A Páscoa cristã, centra-se no domingo em que se celebra a ressurreição de Cristo. A Páscoa, que em hebraico significa passagem, era celebrada pelos judeus para comemorar a sua libertação do cativeiro egípcio, presume-se que durante o reinado do faraó Ramsés II.

A Páscoa nas nossas aldeias felizmente ainda mantém a tradição das boas festas, ou seja, o Sr. Padre ou seus representantes vão de casa em casa dar a beijar o Senhor Jesus.
No domingo de Pascoa depois do almoço as pessoas desta aldeia juntaram-se num local chamado “Irvideiro” que fica situado no início da aldeia à espera do compasso (as pessoas que bem dar as boas festas). Quando chegam toca-se o sino da capela para anunciarem a sua chegada.
As portas das casas estão abertas, enfeitadas com ramos de alecrim e Loureiro, para o compasso saber que ali se entra.
No compasso vão ou seus representantes, uma pessoa leva um crucifixo enfeitado de flores, outra leva a água benta, outra leva a sineta e outra vai com um saco para meter o dinheiro, também chamado por folar,. As pessoas da aldeia acompanham o compasso de casa em casa, cantando a "Aleluia Jesus ressuscitou (…)!
Todo o compasso entra nas casas menos o da sineta que fica na rua a tocar a mesma. À volta da mesa encontram-se as pessoas, na entra da sala os donos da casa. O Sr. Padre, ou seu representante, entra e com água benta, benze a casa dizendo “hoje é o dia em que o Sr. Ressuscitou, nele exultemos e alegremo-nos aleluia, aleluia, aleluia”. Cumprimenta os donos da casa e família directa. A pessoa que leva a cruz eleva-a à família e aos presentes para todos darem um beijinho no Senhor Jesus. Os donos da casa oferecem o que está na mesa, pede-lhes que comam e bebam à sua vontade.

Depois, na última casa os donos dessa casa oferecem o lanche a todos. Este ano foi na casa da D. Belmira e do Sr. Armando, que a todos brindaram com as suas iguarias. As pessoas despediram-se do compasso com um cantito da Aleluia, desejando que para o ano voltem.
Assim, para mais tarde recordar deixo aqui algumas fotos tiradas por mim nesta linda tarde.

E é assim a pascoa nas nossas aldeias.

ESTÃO QUASE A CHEGAR !

DE QUE ESTARÃO A FALAR ?

CHEGARAM!!! O POVO ACOMPANHA.


AS PORTAS ENFEITADAS

PARA ONDE ESTARÃO A OLHAR ?

ENTRE SR! DEPOIS ENTRAREMOS NÓS.

UMA DAS MESAS

O DINHEIRINHO VAI AQUI....

O SR. QUE LEVAVA A CRUZ .

MAIS UMA CASA A VISITAR

A MESA QUE NOS ESPERAVA NO FINAL. QUE DELÍCIA!

OS GRUPOS QUE VISITARAM AS VÁRIAS ALDEIAS

NA DESPEDIDA TODOS A CANTARAM O ALELUIA.


1 comentário:

  1. Que bom aspecto que tem os pasteis e os coscoreis e todo o restante,parabens a D.Belmira. Que bom estas nossas aldeias festejarem este dia continuando a amar Jesus e terminarem desta forma convivendo com muita alegria a volta da mesa.
    Parabens a Eugenia de Santa Cruz por partilhar estes momentos e costumes por esta via,obrigada.

    O.Bandeira

    ResponderEliminar