segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

FESTA EM HONRA DE NOSSA SEMHORA CONCEIÇÃO

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
(CLIK em cima das fotos para as poder ver em tamanho normal)

No fim-de-semana passado realizou-se no Corterredor a já tradicional festa em honra da nossa senhora da Conceição.
O dia amanheceu muito bonito e quente para esta época do ano. Embora estivesse um pouco de vento ele até parecia quente!

Os mordomos desta festa este ano foram o Sr. Luciano Lourenço e a sua esposa Zulmira Lourenço.

Por volta das 11 horas foi celebrada a missa pelo nossos pároco padre Carlos em Honra da Nossa Senhor da Conceição na linda capela existente neste aldeia.

O Interior da Capela.

Nossa Senhora e o Sagrado Coração de Jesus.

Nossa Senhora de Fátima

Seguiu-se a procissão que deu a volta a aldeia com os seus santos, Nossa Senhora da Conceição, (padroeira) Nossa Senhora de Fátima e o Sagrado Coração de Jesus. Foi lindo pois tudo correu com muita paz, amor e devoção. Os andores foram transportados pelas pessoas da aldeia uns ali residentes outros que vivem noutros cantinho do nosso país, acompanhados pelo povo da aldeia e outros.

Saída da procissão da capela.

Início da procissão.

A procissão passa nas ruas da aldeia.


A Nossa Senhora está a chegar à sua casa! Adeus até para o ano (Mãe).
Como já é tradição a seguir a esta procissão veio o leilão com as oferendas oferecidas pelos presentes e outros que não podendo estar deixaram ali o seu contributo para angariar dinheiro para os melhoramentos da capela e obras a ela associadas. O leilão correu muito bem, as pessoas compravam e ofereciam as suas oferendas para ali todos reunidos as pudessem saborear. Havia filhós, letria, arroz doce, vinho, broa, queijos, mel, muitas garrafas de bebidas etc.…Enfim foi uma hora ou mais bem passada, embora nos tivéssemos de retirar, pois o almoço esperava-nos cada um em suas casas. A fome já era pouca, mas em dia de festa vai sempre mais uma coisinha.

As oferendas para leiloar.
Está em 30 euros! quem dá mais....

Toca a comer, pois há mais para leiloar...

Que bela broa e filhós.....

Durante a tarde as pessoas divertiram-se na casa de convívio e eu, a minha cunhada Fátima, a irmã e sobrinha da mordoma Zulmira. Fomos para sua casa, ajudar na preparação do jantar (embora ela já tivesse tudo organizado) para o conjunto, e outros convidados que à noite ali se juntavam para jantar.

Agora chegava a hora de aquecer o forno a lenha, para ali cozinhar a chanfana e as batatas assadas e o arroz de pato. Depois, como um docinho sabe sempre bem, ainda confeccionamos as entradas e doces. Não posso deixar de dizer que nunca comi farófias tão boas

Ó Luciano, o forno está quente! Vamos meter as batatas e a carne.....

Que bom aspecto...Estavam uma delícia.

O conjunto SANTISABEL, chegou por volta das 18 horas. Montaram a sua aparelhagem e foram juntar-se a nós na casa dos mordomos, pois estes fizeram questão de lhes oferecer o jantar, e aos familiares mais chegados. Não posso deixar de mencionar, que o pessoal do conjunto adorou o jantar. Diga-se de passagem, que realmente estava tudo uma delícia. Obrigada prima Zulmira e primo Luciano.

Hora de Jantar! A noite ia ser longa, toca a renovar energias....

Por volta das 21 horas o Conjunto SANTISABEL começou a sua actuação na casa de convívio que abrilhantou o baile até ás 2 da madrugada. Foi um dia e uma noite que vou recordar sempre, e penso que todos os presentes também

Excelente conjunto, boas pessoas, bons músicos e cantores.

Cantaram umas das canções mais lindas da noite, mas a cantora verdadeira é a do lado direito...

Nos dias menos bons da vida lembramo-nos das nossas aldeias e destes momentos de convívio com amigos e familiares, e são estas recordações que aquecem o nosso coração, e que fazem com que por momentos nos esqueçamos das coisas menos boas. É nestes dias que vamos buscar força para continuar a lutar no dia-a-dia.

Um bem-haja a todos, e se não for antes no verão, nessa época lá estaremos todos novamente, para desfrutar de mais uns dias de convívio.

3 comentários:

  1. Olá Eugénia,
    Bonito trabalho que "postou", com muita pena não pudemos estar presentes, mas ficamos a par do que aconteceu com a sua descrição. Estes momentos assim são sempre para recordar com carinho, porque à quase sempre alguma coisa que marca mais.
    O visual do blogue está fantástico. Parabéns!
    Bjs
    Paula Santa Cruz

    ResponderEliminar
  2. Bom dia amiga Eugénia,está de parabéns por este seu trabalho,boa descrição e lindas fotos,gostei
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Obriada, por mais uma vez nos documentares estes encontros de gente "bonita" em momentos saudáveis. Sou um preveligiado........

    Bom Natal para Ti + o Carlos + As V/Crianças e todos os + que te sejam queridos, que o peróximo Ano nos traga saúde, o resto....vem por acréscimo.

    Fica com Deus,

    Arménio

    ResponderEliminar