sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

BODO NA FREGUESIA DO CADAFAZ

O dia 20 de Janeiro é dia do bodo. É já uma tradição muito antiga na Freguesia do Cadafaz composta por 6 aldeias, Sandinha, Cabreira, Candosa, Capelo e Corterredor do concelho de Góis.
Lembro-me de no meu tempo de juventude ouvir falar desta tradição, mas pouco sabia dela embora ficasse perto da minha terra. Desde da criação do blogue do Cadafaz, cujo a Paula Santa Cruz (minha cunhada) teve a excelente ideia de criar (penso que há dois anos), que neste espaço tem dado aos seus visitantes a alegria de rever tradições antigas e notícias actualizadas desta linda terra que é o Cadafaz. Obrigada Paula, pois são pessoas como tu que não deixam esquecer o que de mais belo existe nas nossas aldeias.
Foi através das fotos e relatos colocados neste blogue que fiquei a saber como era realmente a tradição do Bodo e como se passava este dia. Quem quiser ver a reportagem completa pode aceder ao blogue do Cadafaz através do link que está do lado direito deste meu blogue.

Já tinha tido o privilégio de comer deste pão benzido, pois casei com um filho desta aldeia do Corterredor, e a partir daí que a minha sogra nos guarda todos os anos um pão benzido que é distribuído pelos mordomos desta terra, que quando regressam do Cadafaz andam de porta em porta a distribuir os pães benzidos. Eu trago-o para a minha casa em Lisboa e guardo de um ano para o outro e nunca ganha bolor.
A distribuição do Bodo este ano aconteceu no domingo, dia 23, pois dia 20 era dia de semana e muitos dos que gostariam de estar não podiam pois estavam a trabalhar. O Senhor Padre Carlos Cardoso marcou para as 9 horas o início da celebração religiosa. A essa hora, o termómetro segundo a minha cunhada Paula diz no seu blogue, marcava 1 grau, embora estivesse um lindo dia de sol mas com um vento gélido.
Antes da missa, a comitiva deslocou-se à Casa do Bodo para a bênção das castanhas, dos pães e do vinho.

Deixo aqui algumas fotos que copiei do Blogue do acima mencionado, tiradas pela Paula e pelo meu irmão Filipe, mais propriamente as que de alguma forma estão relacionadas com esta terra do Corterredor, aldeia que pertence á freguesia do Cadafaz.


"Da esquerda para a direita: Juíz e mordomos de: Cabreira, Capelo, Sandinha, Cadafaz, Candosa, Cadafaz e Corterredor."

Mordomo do Cadafaz e do Corterredor
Distribuição das Castanhas

A benção das castanhas, do pão e do vinho

As castanhas piladas

As castanhas a cozer.

O Pão

Mais de 1800 pães

1 comentário:

  1. Olá Eugénia,
    É bom ver que está em boa recuperação e já foi dar uma vista de olhos ao meu blogue.
    Continuação das melhoras.
    Bjs
    Paula Santa Cruz

    ResponderEliminar