quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"O CASTANHEIRO"

O castanheiro é uma árvore. Há castanheiros bravos e mansos.Com a madeira dos castanheiros bravos fazem-se cestas que servem para transportar vários produtos. O castanheiro manso dá-nos a castanha e a madeira.Quando os castanheiros estão doentes, os homens cortam-nos e aproveitam a lenha para fazer o lume.
Um castanheiro adulto tem entre 25 a 35 metros de altura. As folhas são pecioladas, compridas com cerca de 20 centímetros de altura, são rígidas e brilhantes e caem durante o Outono porque o castanheiro é uma árvore de folhas caducas. Cada ouriço tem entre 1e 3 castanhas.
Na aldeia do Corterredor há muitos castanheiros e castanhas, deixo aqui um desafio, à Comissão de Melhoramentos desta terra.
Porque não marcar um magusto nesta linda aldeia no Largo da Comissão Melhoramentos recentemente inaugurado! Para que todos juntos possamos passar umas horas divertidas e desfrutar deste lindo espaço.
Podem contar com a minha ajuda e como se pode constatar na recente inauguração com a ajuda de todos.
A castanha foi, durante muitos anos o principal alimento das populações rurais das regiões montanhosas propícias à cultura do castanheiro. O seu consumo atingia proporções elevadas, principalmente durante o Inverno.Era um produto alimentar muito apreciado. Com a castanha também se fabricava o pão. A castanha também se pode misturar com carne, leite e legumes.
Eu já pode provar várias comidas que levam castanha. Mas recordo o sabor da sopa de castanha. que quando era mais jovem e saía de manhã para trabalhar e só regressava à noite, muitas vezes o meu almoço e dos meus irmãos era caldo de castanha cozinha e confesso que durante a tarde não havia fome.
Estas castanhas eram preparadas da seguinte maneira:

Lavava-se as castanhas piladas, deitavam-se numa panela com muita água (e um pouco de sal) deixava-se cozer até estarem bem cozidas. Guardava-se de um dia para o outro para o caldo ficar bem doce. Depois é só comer.
Hoje utilizo este produto para várias receitas.

TRONCO

OS OURIÇOS CHEIOS DE CASTANHAS

2 comentários:

  1. Olá D. Eugénia!
    Ainda bem que á pessoas que dedica um pouco do seu tempo a divulgar as suas terras as suas gentes.
    Pena que por vezes não sejam mais pessoas a dar a sua opinião e a ajudar quem faz este lindo trabalho, mesmo que seja através do blogue.
    Muitas pessoas ao longo do vosso e meu país e além fronteiras só têm conhecimento destes pequenos paraísos do nosso Portugal, através deste meio de comunicação.
    Obrigada D. Eugenia por este belíssimo trabalho e já agora pelo trabalho do blogue de Cortecega.
    Força eu cá estarei para visitar e deliciar-me com estas maravilhosas paisagem.
    Vivo no Brasil, mas todos os anos vou a Portugal e numa dessas férias visitarei esta parte do vosso país.

    Manuel Bento

    ResponderEliminar
  2. Olá D. Eugenia!
    Parabéns por este lindo blogue e pelas fotos que mostra aqui através do vídeo gráfico.
    Vou tantas vezes a essa terra e nunca reparei que é tão bela.
    Comprimentos,

    ResponderEliminar